segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Sensualidade nos Braços de Uma Mulher


O conto Uns Braços, de Machado de Assis, conta a história de uma paixão que ocorre entre Inácio, um garoto de 15 anos e Dona Severina, uma moça de 27 anos que era casada com Borges, o patrão de Inácio. Tudo acontece na casa de Borges, onde Dona Severina anda sempre com seus braços descobertos, o que na época era um ato de vulgaridade, e isso fez com que Inácio ficasse cada vez mais apaixonado por Dona Severina.
Abordando a questão da sensualidade, podemos analisar várias diferenças entre antigamente e hoje. Se fizermos uma análise superficial, acharemos muita inocência em Inácio, pois era um garoto simples e tímido. Quanto ao significado dos braços de Dona Severina, vai além de atração sexual. Neles, vemos o acolhimento e o amor que fazia Inácio lembrar-se de sua mãe, a primeira paixão de toda criança do sexo masculino.
         Logicamente, para atrair a atenção de um adolescente dos tempos atuais, é necessário muito mais que braços nus, mas na época já era o suficiente, pois o costume das mulheres era de andarem vestidas até o pescoço, portanto braços descobertos era um comportamento informal.
         Com isso, podemos refletir e tentar chegar a uma conclusão: o que causa essa mudança na sociedade? A mídia pode ser uma das influências que acabam trazendo essa malícia para os garotos de hoje, porque ao assistirmos aos programas de televisão no cotidiano, podemos perceber a grande vulgarização de determinadas situações, por exemplo, as piadas estão sempre relacionadas ao sexo, normalmente a maioria dos programas humorísticos estão relacionados, em grande parte, ao sexo.
De acordo com a mudança da sociedade, os atrativos e costumes também mudam, podendo até mesmo mudar radicalmente, mas o princípio continua o mesmo: essa magia da paixão na adolescência, o primeiro amor, do qual nunca se esquece.
Lucas Gomes, Marcus Vinícius, Guilherme Rasmussen, Guilherme Henrique e Eduardo Magalhães
Grupo 2

5 comentários:

  1. Esta aí o nosso texto galera, espero que gostem.
    Lucas Gomes

    ResponderExcluir
  2. Achei bastante interessante esse post pois vocês conseguiram ligar o texto, o conto, aos dias atuais, com uma boa analogia coma nossa sociedade atual, e como vocês, penso que hoje em dia os braços não mostram mais nada.
    Matheus Almeida

    ResponderExcluir
  3. Ao meu ver, a mídia influencia bastante na sexualidade. Os corpos estão cada vez mais expostos para a sociedade, seja eles, na televisão, revistas, banners, outdoors, computadores, entre vários outros. Estamos numa época que valoriza muito a imagem corporal, e a intenção será cada vez mais despir os corpos femininos e masculinos.

    ResponderExcluir
  4. Muito esperto por parte do grupo em abordar esse tema já que este foi uma das críticas do próprio Machado de Assis em relatar que sociedade "exigia" que a mulher tampasse todo o seu corpo, do contrario tinha uma imagem vulgar.
    Hoje essa ideia mudou. A mídia está despindo o corpo das mulheres e dos homens, principalmente porque hoje as pessoas estão buscando o corpo perfeito e quando conseguem querem é mostrar e sempre são admiradas.
    Caíque Michel

    ResponderExcluir
  5. o post abordou bem o poder q a mídia tem sobre as pessoas,naquela época,do conto de Machado de Assis,era chique as mulheres aparecem na rua com longos vestidos que cobriam o corpo todo.Hoje se uma mulher aparece na rua com o corpo todo coberto é uma coisa bisara,ela se torna alvo de piadas e chacotas, para a sociedade atual a mulher símbolo de beleza é aquela q se expõe em outdoors,revistas,televisão,etc com o corpo em biquinis ou roupas curtas.

    ResponderExcluir